Concurso “Mãos com Vida”

Concurso “Mãos com Vida”

O concurso “Mãos com Vida” surgiu numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Amarante de promover um intercâmbio entre as Misericórdias pertencentes ao Secretariado da Sub-região do Porto da União das Misericórdias Portuguesas.

O nome do concurso resulta da experiência pessoal que cada dia se retira do convívio com os idosos. Estando atentos, apercebemo-nos de que os idosos simbolizam muito a sua vida pelas suas mãos. Fazem mesmo o gesto de mostrar as mãos como forma de demonstrar que tiveram uma vida de trabalho, de cuidado com a família…

Uma frase comum aos idosos da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, por certo, comum também a muitos outros idosos é “Olhe as minhas mãos, trabalhei toda a vida”. Entenda-se por “trabalho” quer o laboral, quer o cuidado com a família.

No entanto, os idosos também demonstram que apesar do “trabalho” que tiveram toda a vida, ainda sentem que são capazes de fazer muitas coisas, de demonstrar pelas suas mãos que ainda são activos, que são parte viva da nossa sociedade.Neste sentido, pensou-se no nome do concurso “Mãos com Vida” para simbolizar toda esta vida que os idosos já viveram, bem como a vida que ainda têm, as suas competências e capacidades.

Para este 1º ano do concurso, como forma de lançamento do mesmo, pensou-se na representação dos Brasões, símbolo da Santa Casa da Misericórdia. Ao representar os Brasões, pretendemos também mostrar que cada Santa Casa da Misericórdia acolhe os idosos e gosta de os ter ocupados de forma a sentirem-se vivos.

Agradecemos desde já às Misericórdias a sua participação no nosso 1º concurso “Mãos com Vida” e os belos trabalhos realizados, bem como todo o empenho e dedicação aos seus idosos.

Partilhar no facebook


← Noticia Anterior Noticia Seguinte →