Santa Casa da Misericórdia de Amarante adere à iniciativa Novas Oportunidades

Santa Casa da Misericórdia de Amarante adere à iniciativa Novas Oportunidades

Protocolo com o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Amarante garante condições para que todos os funcionários concluam a Escolaridade Básica (9.º ano) e possam obter uma qualificação profissional como Agentes de Geriatria.

 

O défice de qualificação da população activa portuguesa é, hoje, um dado inquestionável, assumido por todos, independentemente do quadrante político em que se posicionam. Em matéria de escolarização e qualificação profissional, o atraso que nos distancia do resto da Europa comunitária é enorme e, a persistir por muito mais tempo, agravará o fosso económico e social que dela nos separa, com consequências, porventura irreparáveis, para o nosso país.
A iniciativa Novas Oportunidades, um projecto europeu, inovador e flexível, que permite adaptar-se ao perfil de cada adulto, às suas necessidades de formação e aos diferentes ritmos de aprendizagem, constitui-se, hoje, como a resposta mais adequada para colmatar as desigualdades acima enunciadas.
A Santa Casa da Misericórdia de Amarante, atenta e consciente da realidade, não quis perder a “oportunidade” e agarrou o projecto. Formalizou uma parceria com o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Amarante e mobilizou os seus funcionários(as) que aderiram massivamente à iniciativa.

 

O Projecto

Diagnosticadas as reais necessidades em matéria de formação e qualificação, o projecto foi estruturado em três fases, distintas mas complementares:
1.ª fase: RVCC escolar.
Objectivo: certificar com o 3.º Ciclo de escolaridade básica (9.º ano) todos os funcionários(as) da Santa Casa da Misericórdia;
2.ª fase: RVCC profissional.
Objectivo: reconhecer, validar e certificar competências profissionais adquiridas em contexto de trabalho e/ou através de acções de formação frequentadas;
3.ª fase: frequência de um Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) do Catálogo Nacional de Qualificações.
Objectivo: obtenção da certificação profissional de Agente de Geriatria, de nível 2.

Já a decorrer, o projecto conta nesta 1.ª fase com 75 adultos em Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
Com sessões semanais de 90 minutos, orientadas por uma profissional de RVC e 4 formadores de diferentes áreas, o processo consiste em reconhecer, validar e certificar competências adquiridas em diferentes contextos (culturais, sociais, profissionais ou outros), em relação a 4 áreas de competências-chave: Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e Tecnologias de Informação e Comunicação. Ao longo das sessões os formandos constroem um portefólio que será avaliado pelos formadores das diversas áreas, podendo, conforme os casos, encaminhá-los ou não para formações complementares. No final do processo, apresentam-se a um júri que valida e certifica as competências evidenciadas.

Terminada esta 1.ª fase, prevista para Junho/Julho de 2008, os formandos que o desejarem poderão submeter-se a um processo de RVCC profissional e validar as competências que já possuem como profissionais de geriatria e, posteriormente, completar a sua formação, frequentando o Curso EFA de Geriatria que lhes possibilitará uma qualificação profissional de nível 2, ou seja, a dupla certificação (escolar e profissional).
Bom seria, para bem dos funcionários e dos seus utentes, que todos os profissionais da Santa Casa obtivessem essa qualificação.

Partilhar no facebook


← Noticia Anterior Noticia Seguinte →