VAMOS CONTER A EPIDEMIA

VAMOS CONTER A EPIDEMIA

VAMOS CONTER A EPIDEMIA

COVID-19

COVID-19 é o nome oficial, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada por um novo coronavírus, que pode causar infecção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

Existem vários países com casos positivos a nível mundial mas neste momento as áreas com transmissão comunitária são: Ásia (China, Coreis do Sul, Japão e Singapura); Médio Oriente (Irão); Europa (Itália- Região Emiglia-Romagna; Lombardia; Piemonte; Veneto)

Os sintomas mais frequentes são:

– Febre, Tosse, Falta de ar e Cansaço

O Covid-19 pode ter um período de incubação (desde o contacto com o vírus até ao aparecimento dos sintomas) de 2 a 15 dias.

Transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas que são libertadas durante a fala, tosse ou espirro. Estas gotículas não se propagam a uma distância superior de 1 metro mas podem ficar depositadas nas superfícies durante algum tempo.

O uso de máscaras de forma preventiva não é aconselhado pela Organização Mundial da Saúde, mas sim a lavagem/ desinfeção frequente das mãos, principalmente após contacto em locais públicos.

As máscaras devem ser usadas por pessoas infectadas ou por profissionais de saúde em possível contacto com pessoas infectadas.

Adopte medidas de etiqueta respiratória:

Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo flectido e não para as mãos, usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar, lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir, evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções – respiratórias.

O tratamento neste momento é dirigido aos sinais e sintomas que as pessoas
apresentam, não existindo ainda tratamento específico.
Em caso de suspeita de infecção por coronavírus deve ligar SNS24 – 800 24 24 24 e seguir as orientações que lhe forem dadas pelos profissionais ou consultar a página da DGS (https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/coronavirus/covid-19).

 

Partilhar no facebook


← Noticia Anterior Noticia Seguinte →