Primeiras Jornadas do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções

Primeiras Jornadas do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções

As Primeiras Jornadas do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA-DGS), decorreram entre os dias 16 a 18 de Novembro de 2015,no Auditório do Edifício Tomé Pires do INFARMED, em associação à Semana Mundial do Antibiótico.

Foi com enorme orgulho e satisfação que a Unidade de Cuidados Continuados de Amarante recebeu o convite para estar presente e demonstrar as suas experiências de boas práticas nos três vetores fundamentais de intervenção do PPCIRA: vigilância epidemiológica, programa de apoio à prescrição de antibióticos e campanha de precauções básicas de controlo de infeção, e sendo denominada como um CASO DE SUCESSO.
Este reconhecimento demonstra e valoriza o empenho e dedicação de todos os profissionais que trabalham nesta Unidade, uma equipa multidisciplinar motivada e na mesma linha de orientação da Mesa Administrativa: criar uma Unidade de Cuidados Continuados para prestar cuidados de excelência aos seus doentes e familiares em todas as áreas de actuação.

A Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos é uma das áreas da saúde que devemos ter mais preocupação. Devido ao aumento de infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS), a qualidade de vida dos doentes vai diminuindo como também aumentam os gastos na saúde, sabemos que as IACS são uma das maiores causas de morbilidades e mortalidade e 1/3 são evitáveis.

Apostando na prevenção e controlo de infecção, sabemos que estamos a garantir melhores cuidados de saúde, oferecendo ao doente maior segurança nos cuidados prestados pela nossa equipa multidisciplinar.

A UCCI de Amarante desde início da sua actividade tem investido na prevenção e controlo de infecção, criando programas e serviços impares, que têm servido de exemplo para outras instituições a nível nacional, dando cumprimento a normas da DGS, com um único objectivo de oferecer aos nossos doentes/famílias a melhor qualidade de vida possível e com segurança, conseguindo acrescentar valor aos cuidados de saúde prestados.

Partilhar no facebook


← Noticia Anterior Noticia Seguinte →