Dia Europeu do Antibiótico na UCCI

Dia Europeu do Antibiótico na UCCI

A UCCI da SCM Amarante, através do Grupo de Coordenação Local do Pograma de Prevenção e Controlo Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA), assinalou no dia 18 de Novembro, o Dia Europeu Dos Antibióticos. Aliou-se à campanha europeia com o objetivo de sensibilizar profissionais, doentes e famílias para o uso correto dos antibióticos, contribuindo assim para a diminuição das resistências das bactérias aos antibióticos, promovendo o uso racional de antibióticos a fim de manter a sua eficácia.

Realizou-se uma palestra “Antibióticos: o Futuro é Agora”, na qual foram apresentados dados sobre o consumo de antibióticos da europa versus a nossa unidade, promovendo o debate sobre formas de melhorar a prescrição dos mesmos. Foi ainda apresentada uma visão global sobre o perfil de resistências/sensibilidade dos antimicrobianos e micro flora existente na unidade. Durante a semana foram colocados flyers a sensibilizar o uso racional do antibiótico assim como a visualização de um vídeo realizado pelos profissionais da unidade.

Para além dos doentes, famílias/cuidadores e profissionais, foi muito gratificante verificar nos alunos de Licenciatura em Enfermagem da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, a vontade de ampliar a literacia nesta temática.

Desde a génese da UCCI da SCM de Amarante, há uma genuína vontade de todos os profissionais, nomeadamente do GCL-PPCIRA, de contribuir para a diminuição do consumo empírico do antibiótico e assim melhorar a assistência prestada aos nossos concidadãos.

Partilhar no facebook


← Noticia Anterior Noticia Seguinte →